Quando um problema que requer novas maneiras de resolução é identificado, o normal é que equipes se reunam em sessões de brainstorming. No entanto, com frequência, o resultado desse exercício acaba sendo uma lista curta de ideias não tão criativas.
Sabemos que quanto mais ideias gerarmos, maiores serão as chances de encontrarmos soluções melhores para problemas. Isso nos leva à conclusão lógica de que temos que utilizar técnicas que melhorem o processo de ideation (geração de ideias).
Nenhuma técnica, no entanto, garantirá a solução perfeita. Em vez disso, o Gerente Holístico deve se valer de uma variedade de abordagens, em seu repertório, para ajudar a estimular a criação de ideias. Fazendo isso, iremos melhorar a qualidade geral das ideias, além de termos mais opções de resolução.
Se você está insatisfeito com a criatividade atual de sua equipe, ou está tendo sucesso com sessões de brainstorming, mas gostaria que elas fossem ainda melhores, qualquer uma dessas sugestões abaixo pode ajudar.
Olhe para os problemas de diferentes maneiras
Faça sua equipe mudar a perspectiva sobre o problema. Uma vez que as pessoas se “trancam” em uma maneira de ver as coisas, o fluxo de ideias diminui. Peça a elas para assumirem uma nova persona e olharem para o problema sob o ponto de vista de outro grupo – contabilidade, RH ou vendas, por exemplo.
Peça-lhes também que pensem em como uma pessoa externa, ou até uma criança, resolveria o problema. Essas são maneiras simples de estimular as pessoas a obterem uma nova perspectiva que levam à gerarão de mais ideias.
Crie combinações diferentes
As ideias que aparecem no flipchart, ou no quadro branco em uma sessão de brainstorming são normalmente consideradas individualmente, e não de forma sistêmica (ou holística, como prefiro dizer).
Para superar esse forma mecanicista de pensar, é preciso fazer o grupo olhar para a lista inicial e procurar maneiras de combinar as ideias apresentadas.
Torne as ideias visíveis
Peça às pessoas para desenhar! Com muita frequência, a sessão de brainstorming tem todos sentados, exceto a pessoa que captura as ideias. Permita a todas as pessoas a possibilidade de rabiscarem e desenharem para criar um processamento paralelo de ideias.
Hoje em dia, com a normalização do trabalho remoto, empresas começam a criar sessões de brainstorming virtuais, com a utilização de aplicativos de white boarding. Um exemplo dessas ferramentas é a MIRO, ou até mesmo o app de white boarding disponível no MS Teams.
Utilize raciocínio reverso
Pense em opostos. Em vez de fazer perguntas diretas sobre o problema, pergunte o oposto. “Como podemos garantir que ninguém compre nosso serviço?” poderia ser um exemplo.
Capturar as respostas sobre “o oposto” poderá iluminar o campo das ideias para se resolver o problema real.
Force conexões aleatórias
Depois que um grupo termina sua lista inicial, forneça-lhes palavras, imagens ou objetos. Os objetos podem ser itens aleatórios, as palavras podem vir de uma lista gerada aleatoriamente ou de imagens em revistas, jornais ou internet.
Quando as pessoas tiverem seus items aleatórios, peça-lhes para criar conexões entre eles e o problema em questão. Use perguntas como “Como esse item pode resolver nosso problema?” Quais atributos desse item podem nos ajudar a resolver nosso problema? E assim por diante.
Pense metaforicamente
Esta abordagem é semelhante a forçar conexões aleatoriamente, pois também se utiliza de palavras e imagens. A diferença é que a conexão aqui se dá mais no aspecto de contexto.
Escolha uma ideia ou contexto aleatório e pergunte ao grupo: “Como esse caso se assemelha ao nosso problema?”. Metáforas podem ser uma maneira muito poderosa de criar novas ideias onde antes não existiam.
Prepare-se!
Muitas vezes, as pessoas são solicitadas a fazer um brainstorming sobre um problema sem tempo prévio para pensar. Se as pessoas tiverem tempo para refletir sobre um tópico e deixar o cérebro trabalhar por um tempo, elas criarão mais e melhores ideias.
Sempre que possível, permita que as pessoas se preparem mentalmente, com tempo razoável antes da reunião, compartilhando previamente os desafios que serão abordados.
Estabeleça metas!
Minha experiência confirma definitivamente que o simples fato de dar às pessoas uma meta quantitativa, antes de iniciar a sessão de brainstorming, ajuda o grupo a criar uma lista mais longa de ideias para considerar.
Estabeleça uma meta realista, mas pelo menos um pouco mais alta do que você pensa que pode alcançar, ou mais alta do que sua equipe costuma alcançar. Estabeleça a meta e observe…
Embarque na diversidade
Grupos compostos por indivíduos com origens, experiências e perspectivas diversas frequentemente têm mais sucesso na geração de novas ideias.
Incentive a diversidade buscando pessoas com conjuntos de habilidades ou áreas de especialização diferentes. Quando indivíduos abordam um problema de ângulos diferentes, isso pode levar a soluções mais criativas.
Encoraje a participação de toda a equipe
Assegure-se de que todos no grupo tenham a oportunidade de falar e compartilhar suas ideias. Crie um ambiente seguro e acolhedor onde os indivíduos se sintam à vontade para expressar seus pensamentos sem medo de julgamento ou crítica.
Considere o uso de técnicas como brainstorming em rodadas ou mapeamento mental para garantir uma participação igualitária.
Conclusão
Gerar ideias em equipe pode ser uma maneira altamente eficaz de resolver problemas e encontrar soluções inovadoras. Ao seguir técnicas como pensar metaforicamente, preparar com antecedência e estabelecer uma meta para o número de ideias a serem geradas, seu time pode aumentar a produtividade e criatividade.
Por último, encoraje a participação de todos!
Assegure-se de que todos no grupo tenham a oportunidade de falar e compartilhar suas ideias. Para isso, é fundamental se criar um ambiente de suporte que incentive todos os membros a compartilhar suas ideias sem medo de julgamento, e a construir sobre as ideias uns dos outros para criar soluções ainda melhores.
Com essas estratégias, o Gerente Holístico e sua equipe podem gerar mais e melhores ideias, levando a um maior sucesso na realização dos objetivos de seu projeto ou organização.